quinta-feira, 15 de novembro de 2012

O Retrato de Dorian Gray

Postado por Unknown às 21:48


Para quem não sabe, eu não sou uma pessoa que lê muitos clássicos. Na verdade, não tenho paciência para lê-los, a linguagem é mais "robusta", então acho difícil de ler. Por isso evito esse tipo de livros, mas quando tem uma prova na escola e na última prova você não foi lá muito bem, não tem outra saída, a não ser ler o livro. E apesar da minha professora ter um PÉSSIMO gosto literário, esse livro foi realmente uma excelente leitura.
A história é sobre um jovem chamado Dorian Gray que vive em uma época da sociedade em que tem a presença forte de burgueses gananciosos e bastante fúteis. Mas em uma festa dos burgueses, Dorian conhece Basil, um pintor inteligente e gentil que fica encantado pela beleza de Dorian e logo pede para o protagonista posar para o pintor fazer um retrato seu. Dorian nem desconfiava como aquele retrato seria importante em sua vida.
Em uma das visitas ao ateliê de Basil (que se tornou seu amigo), para a pintura de seu retrato, Dorian conhece um amigo do pintor. Lorde Henry. O novo personagem conversa com Gray e o apresenta suas loucas teorias sobre aparências e suas reflexões sobre o triste destino de envelhecer. Seu temor de envelhecer é "passado" a Dorian que fica bastante triste de perceber que sua beleza não duraria para sempre, a cada dia ficaria cada vez mais feio. A partir daquele momento, o protagonista passa a invejar o seu retrato mais que tudo.
"Eu ficarei velho, aniquilado, hediondo!... Esta pintura continuará sempre fresca. Nunca será vista mais velha do que hoje, neste dia de junho... Ah! Se fosse possível mudar os destinos, se fosse eu quem devesse conservar-me novo e se essa pintura pudesse envelhecer! Por isto daria tudo!... Não há no mundo que eu não desse... Até minha alma!..."
Dorian só não sabia que suas preces seriam atendidas naquele momento... Por aquele preço...
A história é bastante envolvente. É perceptível a mudança do caráter do personagem, a arrogância e a vaidade tomando conta de todo o seu ser e principalmente a maneira como Lorde Henry consegue influenciá-ló tão fortemente.
Além da própria história, há mais motivos para o livro ser tão bom. As críticas sobre a sociedade são fortíssimas e o autor trata de uma maneira super polêmica para a época (lembrando que o livro é de 1890 aproximadamente). E para mim, a característica essencial para essa história ter me agradado imensamente foi a forte característica das personalidades dos personagens.
Basil é o cara bonzinho e apaixonado que sempre vê o melhor lado das pessoas. Dorian, inicialmente, é o jovem inocente que é facilmente influenciado e com o decorrer da narrativa vai se tornando totalmente fútil, arrogante e sem sentimentos, que confia e concorda com tudo o que Lorde Henry diz. E por fim, temos Lorde Henry, um dos personagens mais interessantes de que já li. Ele é aquele cara que tem o dom das palavras. Por mais loucas e engraçadas que suas "teorias" sejam, ele é capaz de fazê-las ter certo sentido. Não que em qualquer momento você chegue a acreditar nas mesmas coisas que ele, mas ele facilmente faz as pessoas acreditarem que o jeito que haje e pensa é o mais sensato. Assim Wilde conseguiu, brilhantemente, tratar da história de um jovem que foi cada vez mais se afastando do bem (Basil) e foi cada vez mais se aproximando e se tornado como o "lado negro" (Lorde Henry).
Depois dessa resenha que ficou maior do que eu imaginava, acho que nem preciso dizer que SUPER recomendo né? =P

0 comentários:

Postar um comentário

 

Livros Para Nunca Serem Esquecidos Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review